Por que o Google ainda não matou o Orkut
O Orkut continua a apanhar feio do Facebook, e o Google tem feito um esforço para empurrar usuários para o Google+. Por que ainda não matou a antiga rede social?
Os desenvolvedores do Google de Belo Horizonte ainda se dedicam a corrigir bugs e a criar funcionalidades, embora o ritmo das novidades tenha diminuído drasticamente desde o ano passado. O fim do Orkut é, no entanto, um processo inevitável. Para os chefões que ficam na sede do Google, nos Estados Unidos, não é interessante ter duas redes sociais que competem entre si. Publicamente, a empresa diz que continuará a investir no Orkut e que pretende mantê-lo para sempre. Será mesmo?
Larry Page quer fazer o Google+ dar certo a qualquer custo. Por isso, a equipe que cuida do Orkut tem tentado atrair seus antigos usuários para a nova rede social. É uma maneira sutil de forçar uma migração, ou melhor, de garantir que ela ocorra na direção que o Google deseja (em um rumo contrário ao do rival Facebook, de Mark Zuckerberg). Esse tipo de empurrãozinho, que começou no ano passado, está mais frequente. Agora, quando se entra em um dos serviços do Google (buscador, Gmail, Docs, Calendar, etc), a barra superior da página, que mostra uma lista de links, não traz mais o Orkut. O Google+, contudo, está ali, em destaque.
Além disso, uma das principais atrações usadas para chamar audiência no Orkut, o Orkut Ao Vivo, mudou de nome para +Ao Vivo. As entrevistas com celebridades passaram a ser transmitidas também via Google+ e YouTube. Mas a audiência ainda se concentra na antiga rede social. Posts publicados por funcionários do Google para divulgar o +AoVivo de Lobão e Thaíde, nesta quarta-feira, por exemplo, mostram interação muito maior no Orkut do que no Google+, considerada como uma rede-fantasma.
O Orkut só não acabou porque ainda dá dinheiro para o Google. A rede social exibe um leve crescimento em algumas regiões do país e sua massa de usuários continua enorme. Isso traz anúncios. Ultrapassado pelo Facebook no ano passado, no entanto, o Orkut deve encolher com velocidade recorde ao longo deste ano. Quando isso fizer a publicidade minguar, o fim estará próximo. Será mais um produto eliminado pelo facão do Google – e provavelmente todos os que restarem por lá serão empurrados, à força, para o Plus.